Quais os principais cuidados a ter com a área da fralda?


1) A fralda do bebé deve ser mudada sempre que esteja molhada de urina ou suja com fezes para limitar a humidade da pele.

2) Devem utilizar-se fraldas descartáveis superabsorventes, não se aconselhando fraldas de tecido.

3) A fralda não deve estar apertada e deve ser mudada a cada duas horas no máximo.

4) A área da fralda deve ser limpa gentilmente com água morna e uma compressa em não tecido. Recomenda-se o uso de um syndet ou óleo de lavagem adequado, em caso de fezes, se possível recorrendo a água corrente, secando de seguida suavemente com uma compressa em não tecido ou uma toalha, sem esfregar. O bebé em amamentação materna tem muitas dejeções por dia podendo usar-se só água caso se limpem facilmente.

5) Deve aplicar-se uma fina camada de creme barreira ou vaselina para proteger a pele. O pó de talco para além de não se recomendar para aplicação cutânea pode causar problemas respiratórios na criança.

6) As toalhitas devem ser evitadas. Se a sua utilização for o único recurso possível estas não devem ter álcool ou fragrâncias na sua composição.

7) No caso de dermatite das fraldas pode ser necessária a utilização de medicamentos tópicos, aplicados de manhã e à noite, utilizando-se o creme barreira nas restantes mudas de fralda. Na ausência de melhoria em 2 a 3 dias ou agravamento, o bebé deve ser avaliado por um médico.

MARCAR CONSULTA