
1) O rosto deve ser limpo de manhã e à noite e pontualmente durante o dia no caso de transpiração e oleosidade excessiva.
2) Recomenda-se uma água micelar aplicada com ajuda de um disco desmaquilhante ou um gel ou espuma de limpeza que deve ser colocado no rosto com a ponta dos dedos e removido com água morna, sempre sem esfregar. Não se aconselham esponjas, pelo risco de irritação. Os esfoliantes devem ser usados apenas se recomendados pelo Dermatologista. O rosto deve ser seco gentilmente com uma toalha de algodão e de seguida aplicado um creme hidratante.
A seleção dos produtos varia de acordo com o tipo de acne e o grau de sensibilidade, hidratação e oleosidade da pele.
3) Tocar com as mãos no rosto e a manipulação das lesões de acne prolonga a duração das mesmas e aumenta o risco de infeção, manchas e cicatrizes. É importante que o plano de tratamentos seja cumprido e que a pele cicatrize naturalmente.
4) Deve evitar-se a exposição solar porque os medicamentos tópicos e orais tornam habitualmente a pele mais sensível aos ultravioletas e pelo risco de hiperpigmentação pós-inflamatória. Recomendam-se filtros solares com índices de proteção ≥30 sugerindo-se os protetores siliconados pela sua excelente tolerabilidade e os minerais com cor pela sua proteção ultra-violeta e capacidade de camuflagem superior.