1) O rosto deve ser limpo de manhã e à noite por forma a remover da pele a gordura e os resíduos potencialmente irritantes.
2) Recomenda-se uma água micelar para peles sensíveis aplicada com ajuda de um disco desmaquilhante ou um gel, creme ou espuma de limpeza específico para peles sensíveis que deve ser colocado no rosto com a ponta dos dedos e removido com água morna, sempre sem esfregar. A remoção incompleta do produto poderá causar irritação, bem como a utilização de esponjas ou esfoliantes.
3) Depois de limpo, o rosto deve ser hidratado com um creme selecionado de acordo com o grau de hidratação e oleosidade da pele. A utilização do dermocosmético errado pode ser o suficiente para o agravamento da rosácea. Devem evitar-se produtos compostos por ácido salicílico, ácido glicólico, álcool, canfora, ureia, mentol e fragrâncias.
4) A utilização de um fotoprotetor com índices de proteção ≥50, diariamente, mesmo nos dias nublados, ajuda na prevenção das crises de rosácea. Recomendam-se os protetores siliconados pela sua tolerabilidade ou os minerais com cor pela sua proteção ultra-violeta e capacidade de camuflagem superior.
Estes cuidados vão aumentar o conforto da pele, optimizar o resultado dos tratamentos e reduzir os períodos de agravamento.