DERMATOSCOPIA


A Dermatoscopia é uma técnica não invasiva utilizada no exame de lesões cutâneas, sobretudo pigmentadas, cujo objetivo é acrescentar mais precisão ao exame dermatológico.

O Dermatologista utiliza um instrumento chamado Dermatoscópio que é colocado sobre a pele, permitindo a observação de vários detalhes da mesma, ampliados 10 a 20 vezes. Em doentes selecionados realiza-se um registo digital das lesões pigmentadas utilizando um Dermatoscópio Digital Computorizado o que irá permitir o seu seguimento.

A Dermatoscopia é um exame complementar que ajuda na distinção entre lesões benignas e malignas, sendo um utensílio essencial na abordagem do cancro cutâneo, especialmente o Melanoma Maligno.

Dado que melhora significativamente a precisão diagnóstica, vários tumores cutâneos podem ser identificados precocemente, estando cientificamente demonstrado que os Dermatologistas habilitados na Dermatoscopia removem um menor número de lesões benignas como forma de exclusão de malignidade, evitando-se assim a realização de cirurgias desnecessárias.

  • Saber Mais

Existem dois tipos de Dermatoscópios manuais: um usa luz halógenea que gera reflexo requerendo a aplicação de um líquido na lente previamente à observação e outro dispõe de uma serie de luzes polarizadas em redor da lente, apresentando um filtro que absorve a luz refletida, dispensando a interface líquida. É possível a acoplagem de máquinas fotográficas digitais ou telemóveis a alguns dos equipamentos manuais.

Quando o Dermatoscópio se acopla a um sistema informático permite o controlo digital das lesões pigmentadas, a denominada Dermatoscopia Digital Computorizada. Este sistema está indicado em pessoas com múltiplos nevos melanocíticos, sobretudo atípicos, dado permitir o seu seguimento periódico, possibilitando assim o diagnóstico precoce do melanoma seja pela alteração de nevos pré-existentes ou pela deteção de lesões de novo.

O Dermatologista necessita de ter formação específica nesta técnica existindo formações nacionais e internacionais creditadas.