FOTODEPILAÇÃO


Em que consiste a Fotodepilação?

A fotodepilação consiste na utilização de um feixe de luz (LASER ou Luz Intensa Pulsada) de comprimentos de onda com especial afinidade pelo pigmento que dá cor ao pelo – a melanina. O pelo absorve a luz pela melanina presente na sua estrutura havendo transmissão de calor da haste pilosa às estruturas germinativas não pigmentadas onde o pelo é produzido – DESTRUIÇÃO POR CONDUÇÃO – não havendo aquecimento direto.

Esta condução só existe na fase anagénica ou de crescimento, dado que nos pelos em fase inativa (catagénica, telogénica) a haste está distante das estruturas germinativas não permitindo o seu aquecimento. A percentagem de pelo na fase anagénica é de 20 a 40% conforme a localização anatómica e vai determinar o número de pelos destruído por sessão.

Estas razões explicam porque não é possível a eliminação de todos os folículos numa única sessão, sendo necessárias 6 a 10 sessões com intervalo mínimo de 3 semanas, para completar todo o tratamento.

  • Saber Mais

A utilização da luz adequada permite destruir o pelo sem danificar as estruturas adjacentes (FOTOTERMÓLISE SELECTIVA). Pode ser usada em todos os tipos de pele, no entanto, a Fotodepilação atua melhor no pelo escuro e grosso e na pele clara e pior no pelo ruivo e claro.

A Fotodepilação assegura a depilação definitiva de até 95% dos pêlos tratados. No entanto, e porque a nossa pele é um órgão vivo em constante regeneração, podem sempre surgir novos folículos pilosos e, consequentemente, novos pêlos. Por essa razão, o termo depilação definitiva não é totalmente adequado já que não existe, actualmente, qualquer técnica ou equipamento que possa assegurar que nunca mais surgirão novos pêlos.

No entanto, depois de terminado o tratamento, o recurso a sessões anuais de manutenção será suficiente para assegurar um resultado muito próximo da Depilação Definitiva.

Vários fatores determinam a eficácia e duração da Fotodepilação, influenciando o número de sessões necessárias à obtenção dos resultados pretendidos:

  • qualidade do equipamento e experiência do utilizador
  • localização anatómica do pelo e cor da pele
  • grossura, cor e fase do ciclo de crescimento do pelo
  • distúrbios hormonais
  • hidratação da pele

É necessária proteção ocular durante o tratamento.

Quais os equipamentos disponíveis?

A Cuf Viseu dispõe de um LASER Diodo com 808 nm – LinScan 808 GME®, sendo o equipamento de eleição para a Fotodepilação dada a sua tecnologia inovadora. Recebeu em 2016 o prémio de melhor LASER de depilação da Aesthetic Buyers Guide.

Em casos selecionados poderão se utilizados o nosso equipamento de Luz Pulsada e o nosso LASER Nd-YAG muito seguro e eficaz em pele escura com pelo de localização profunda.

Qual a duração das sessões?

·         Buço, queixo (5 a 10 minutos)
·         axilas, virilha, face (15 a 20 minutos)
·         1/2 perna, dorso (20 a 30 minutos)
·         Perna inteira (40 a 60 minutos)

Como fica a pele após o tratamento?

Pode ficar avermelhada na primeira hora ou raramente durante um dia. É possível que durante o tratamento alguns pelos sejam imediatamente destruídos e saiam como pequenos pontos pretos embora habitualmente os pelos se destaquem nas duas semanas seguintes.

Que precauções se devem tomar antes e depois do tratamento?

  • Deve evitar-se exposição à radiação ultravioleta e a aplicação de cremes auto-bronzeadores 30 dias antes do inicio e durante os tratamentos, devendo usar-se um protetor solar com índice ≥ 30.
  • Métodos de depilação que arranquem o pelo pela raiz (ceras, pinças e máquinas depilatórias) não devem ser utilizadas nas 3 semanas anteriores à primeira sessão nem durante o decorrer do tratamento pois impedem a condução da luz.
  • A depilação deve ser realizada com lâminas ou creme depilatório (até três dias antes do tratamento). Os pelos não devem ser descolorados dado que quanto mais claros são mais dificilmente são tratados.
  • A hidratação diária é fundamental.
  • Medicamentos com potencial fotossensibilizante devem ser suspensos dias antes do tratamento.

Antes da fotodepilação será realizada uma avaliação médica para esclarecimento sobre eventuais contra-indicações ao tratamento e causas não fisiológicas para a presença de pelo, como por exemplo os ovários poli-quisticos.

Quais as possíveis complicações?

Apesar da correta seleção dos parâmetros de tratamento e da sua adequada execução pode surgir dor, eritema, prurido, edema, erupções acneiformes e hiper e hipopigmentações. A exposição ao sol ou fontes de radiação, a falta de hidratação cutânea e a toma de medicamentos fotosensibilizantes aumentam a probabilidade destas complicações ocorrerem.

O tratamento é doloroso?

A pele é altamente protegida durante todo o processo por um sistema de refrigeração incorporado que arrefece as camadas superiores da pele, protegendo-a e anestesiando-a. Apesar de ser pouco dolorosa, a sensibilidade à dor é individual, diferindo também consoante a área do corpo a ser tratada.

É seguro e eficaz?

O LASER DIODO 808 nm GME® é um LASER Médico com uma inovadora tecnologia que permite a seleção personalizada das energias e da duração dos pulsos, adaptados à cor e diâmetro do pelo e ao tipo de pele. Diferencia-se também pelo seu sistema de varredura linear semelhante à digitalização de uma fotocopiadora e pelo seu forte esfriamento de contacto integrado, permitindo um tratamento mais rápido e praticamente sem dor.

Desta forma oferece uma depilação com uma eficácia superior a outros equipamentos eliminando também pelo fino e tratando de forma segura inclusive as peles morenas.